sexta-feira, 6 de maio de 2011

A cantora carioca e suburbana, Sandra de Sá!

PORRADÃO DE 20 traz...

A cantora carioca e suburbana, Sandra de Sá! Ela encara o Porradão de 20 de frente e fala sobre sua música, política, homofobia, família, preconceito, sobre as conquistas da negritude e sobre cazuza, seu eterno amor. 

Com vocês Sandra de Sá. 



01 - 1. Qual a origem da Sandra de Sá ? Como foi o inicio da sua carreira ? (Qual foi seu primeiro sucesso, quando realmente apareceu para o grande público?)
Eu, Sandra de Sá, sou total subúrbio do Rio de Janeiro, meu berço é Pilares! Altamente "carica"! Mas meu sangue tem uma "mistureba" danada, além de RJ, tem Minas, Cabo Verde, acho que tem algo de Nordeste, sou muito brasileira "mermo"! E meu índice de africanidade é de 96,8%. Assim, sou absurdamente "preta! (rsrsrsss). 

Minha família sempre foi altamente musical, lá em casa, todo mundo ouvia, cantava e tocava algum instrumento. Era sempre aquele clima de festa, todo tempo. Todos muito mergulhados na música, meu pai era baterista profissional, assim ensaiava lá em casa como também os meus tios. Viviam música assim, sempre deixando a música levar geral. Assim, cresci e comecei a compor. A música sempre foi algo muito natural na minha vida. Quando adolescente ganhei um concurso de música na escola com a composição "Atração de Turista", nem imaginava que um dia seria profissional de música, apenas eu me sentia reflexo do que vivia na minha casa, com a minha família. 

Como digo na música "Baile no Asfalto", desse meu novo trabalho que gravei em dueto com o Seu Jorge, "o sino da capela de São Jorge badala no tom, 'tá' rolando um som; na esquina tem um churrasco de gato; galera celebrando baile no asfalto; Seu Nonô dançou, Dona Jurema também dança, Lenilton e Matilde na palma da mão, no boteco do Laércio a Rua Guarabú balança..." Esse é um retrato da minha vida em Pilares desde minha infância era assim a música sempre "tomou conta de geral". 

Depois, eu já faculdade de Psicologia, continuava a compor, tocava e cantava sempre, mais tudo na informalidade. Daí, minha amiga Faffy Siqueira, sempre me inscrevia em vários festivais do interior, que era um sucesso. 

Agora, para o público em geral, surgi primeiro mesmo, como compositora, na voz da minha maravilhosa "Tia Lecy" Brandão, com a minha composição "Morenando", que ela gravou em 78. "Caraca"... Que orgulho!!! 

Logo na sequência, conheci a minha madrinha Lucinha Araújo, que "pilhou" para me inscrever no MPB 80. Meu primeiro sucesso "rolou" já "de prima", quando apareci nesse Festival da Globo para o grande publico, Maracanãzinho lotado... Minha música "Demônio Colorido" ficou entre as finalistas, gravei um compacto que vendeu mais de sessenta mil cópias no período do Festival MPB 80! Isso foi uma doideiraaa na minha vida! Daí fuiiii, graças a Deus, não parei mais.



02. Como surgiu seu nome artístico e porque trocou de nome ?  

Meu nome é Sandra Cristina Frederico de Sá, sempre fui chamada no período escolar até a faculdade de "Sandra Sá", porque era comum outras "Sandras" nas turmas. Então, Sandra Sá surgiu assim naturalmente. 

Mas, como sou muito ligada à astrologia, numerologia, a uma série de ciências. Porque é assim que eu as encaro. Eu levo a sério, respeito muito esses estudos. Eu fiquei com o Gilson (numerólogo) por quatro horas para estudar a minha espiritualidade. Daí, ele mesmo disse que o "de" do meu nome era muito forte, assim que eu deveria usá-lo no meu nome artístico. Então, essa inclusão do "de" foi algo bem natural como tudo na minha vida, como sempre brinco dizendo: " O 'de' sempre foi meu, então eu uso e coloco ele onde eu quiser..." (rsrsrsrsss)


03. Você já fez trabalho com políticos, campanhas? O que acha disso? 

Primeiro, é fundamental pensar que não é só pela questão de ser artista, sim por ser uma cidadã desse país maravilhoso que tanto amo que é o nosso Brasil! Eu, de fato, preciso envolver-me com questão política, na tentativa de buscar uma sociedade melhor, mais coerente com suas necessidades, diversidade... 

Já fiz com essa postura, sabendo do risco que se corre em acreditar em alguém ou algo. Assim, já "fiz gol", por apoiar alguém que deu certo para sociedade de alguma forma, como também já "dei na trave" por não ver os resultados que todos nós esperávamos... 

Mas o importante é que como cidadã eu consigo manifestar as minhas opiniões, minhas vontades... Sentindo sempre muito respeito do público em geral, sejam nos erros e nos acertos. Isso sim é maravilhoso!


04 - Você pensa em participar da política formal um dia ?  

Eu sou muito atuante na política informal, estou sempre muito envolvida em projetos sociais, políticos e educacionais, porque acho que como cidadã brasileira tenho que ser consciente e atuantes "mermo"! Então, como artista que tem uma certa visibilidade, público, etc, essa responsabilidade é ainda maior, eu bem sei. E vivo isso com total verdade, dedicação e alta astral. 

Quanto à política formal, sinceramente eu não sei. Já apareceram oportunidades, mas não senti que era aquilo ou que era aquela hora. Eu sempre digo, quando me questionam isso: "Eu não penso não, mas eu penso sim..."

Na verdade, eu sinto que tenho muito o que fazer na minha missão principal que é a música. Porém, tento sempre trabalhar com ela já conectada às questões sociais, por ter consciência "geral" do quanto todos nós, brasileiros, precisamos... Sinto sinceramente que em algum momento vai chegar a hora e/ou um projeto em que me envolverei mais formalmente... 


05 - Como você define a sua música?  

Música Preta Brasileira! Essa música que nós, brasileiros, fazemos com um suingue próprio que traz na mesma energia, seja samba, pop, soul, rap, baião, rock..., costurando um ritmo com um balanço encantador que se diferencia de todo o mundo. Somos singulares, nosso suingue é realmente diferente.

A minha música é uma mistureba de cores, emoções, dialogando a "malandragem" com a consciência, tudo com "suingue geral"! Total "brazuca", muita AfricaNatividade!


06. - Que tipo de preconceito você sofreu ao longo da sua vida e carreira ?  

Váááários!!! Tanto no âmbito profissional quanto pessoal.. Infelizmente, é tudo sempre a mesma coisa. Só não vê quem não quer! ( hahahahaha!!!) Aí, mas nunca fiquei no papel de "coitada", não! Não acredito nessa postura! Muito pelo contrário, sempre faço mais que correr atrás, "chego junto". Busco estar à frente de tudo isso! O que faz "vagabundo" ver quem somos de verdade são nossas atitudes! 

Sempre faço reflexões sobre o quanto nós, "criolebas", precisamos estar juntos para nos fortalecermos. E nos perguntar a todo instante, porque uma minoria consegue ser um rolo compressor em cima de uma maioria?!? 

Até porque nisso já se vão tempos e tempos... Já até me cansei repetir que já "rolou" Simonal, Agostinho dos Santos, Zeketi entre vários outros, sem falar de João Cândido (marinheiro negro que comandou a revolta da chibata em 1910), mas nós muitas vezes continuamos desse jeito!? Ainda é gritante a falta de reconhecimento e mobilidade social, muito fruto do evidente racismo histórico do qual a população negra é vítima, mas que não pode aceitar esse "papel" sim ter em mente o quanto somos guerreiros, resistentes, vencedores, donos de uma cultura fantástica... Somos mesmo inteligentes, por tantas conquistas tendo sempre essa chibata nas costas!

Sempre me preocupo em falar que, para mim, ainda mais sério que o preconceito é o complexo. Esse nós, negros, temos que mudar de imediato, é o nosso universo, depende de nossas consciências, realizações...

Então, como sempre digo, a "parada" é ligar o segurador de onda, "i vamu qui vamu"! Boralá, nós somos altamente consciente e confiante, somos o povo brasileiro!



07 - O que você acha das relações homoafetivas?  

Como digo em um trecho da minha música "Movimento", resumo um pouco isso da seguinte forma: "... é se colorir com a essência do arco-íris, a 'parada' é dissolver a solidão..." 

Só sendo o que realmente somos, nos assumindo podemos exercitar o respeito. Isso com a clareza de que se assumir para si mesmo é uma parada, já agredir é outra. Até porque o amor é muito linnnndo! De verdade, por verdade! Daí, vale tudo... com muito respeito sempre! 

Enfim, só sendo mesmo feliz, podemos transpirar a tal felicidade, independente de estarmos alegre ou triste. Esse está de espírito vai muito além.


08. Qual sua opinião sobre a meia entrada nos shows ?  

Qualquer ação de incentivo à cultura é sempre muito interessante, ainda mais com foco nos idosos e estudantes! É Maravilhoso sim! Mas sinto que é um processo, ainda estamos fazendo ou pelo menos tentando. Eu particularmente acredito que vá dar certo, a questão é conseguir equilibrar as coisas, seja delimitando um percentual de meias entradas por sessão ou por projeto. Buscando ficar mais justo "pra geral", acho sim que é necessário uma fiscalização altamente rígida na "distribuição" de carteirinhas e outras partes desse processo para que tudo "role bacana" para todas as partes dentro da cultura, não só nos shows! 



09-  Você não acha que o fato de assumir seu amor ao flamengo pode vir a distanciar os fãs cruz-maltinos por exemplo ?  

Para mim, pensar assim seria menosprezar as pessoas e inibir a minha postura de verdade. Vejo os meus fãs como pessoas altamente inteligentes, sensatas, conscientes, enfim seres humanos da melhor qualidade! Sinto que sabem que futebol é se divertir, se "sacanear"... Jamais algo que nos "desagregue", desuna, nos partilhe! Tenho grandes fãs, amigos, profissionais que trabalham comigo, que são tricolores, cruz-maltinos, botafoguenses, americanos... Todos que como eu, são ávidos torcedores de seus clubes pelo Brasil, pelo mundo afora! São mesmo como eu ensandecidos por essa paixão nacional, o futebol! Eu amo o MENGÃO, como eles amam os seus. O amor, assim como o esporte, não pode desunir, tem que nos tornar mais próximos, mais sintonizados! 

10. Os artistas negros que tem discursos apurados se aquietam ao chegarem ao topo. É difícil manter a postura agressiva depois do sucesso?  

Não acho que é o sucesso culpado dessa falta de expressividade em uma situação ou outra. O que eu sinto e vejo, durante muito tempo, é que vivemos um processo de anti cultura "pesadaço", que resultou em uma falta de consciência muito impactante. Daí, a "crioleba" ficou muito sem ter noção da força fisica, mental, cultural que possui... Acho que isso vem sendo resgatado por cada um do seu jeito, ao seu tempo... Mas, nada como uma postura CONSCIENTE pra colocar as coisas no lugar. Se um faz a sua parte com verdade e firmeza naturalmente contagiará a toda uma massa, sempre foi assim e assim será! 

É preciso que façamos a diferença e logo isso será lugar comum. É assim sempre alguém tem que (re)começar, colocar a nossa bola em jogo e manter-se nesse campeonato da nossa vida! Enfim, nós, criolebas, não podemos mesmo "abrir mão" da nossa negritude e da beleza, é preciso ter isso em mente a todo tempo! 


11. Alguns movimentos criticam os músicos de sua vertente que vão a televisão, que fazem novela ou mesmo que vão a programas de auditório. Você se sente cooptada pelo sistema?  

Como sempre digo, "Tudo é ou não é, em relação à..."; logo, não dá para generalizar. As pessoas públicas, sejam artistas, sejam formadores de opinião em geral tem uma missão, ou melhor, missões junto à sociedade. Temos que estar "no" e para geral. Acredito que criticar é sim algo interessante para chamar à razão certas situações, mas é necessário ter muito cuidado com essas generalizações "para geral", desrespeitando cada caso específico e/ou pessoa envolvida. Eu, por exemplo, nunca me senti "saindo do meu prumo", do meu posicionamento, das minhas convicções, por meu trabalho ter ganho espaço na mídia, ao contrário sempre, "usei" o que fui conquistando para promover meus comprometimentos como ser social, cidadã... 



12. Nesse ano você completa 30 anos de carreira, qual o legado que você deixa e qual presente que gostaria de ganhar?  

Sinceramente, me deixo em músicas, versos, emoções, em verdade em forma da minha vida! Acho que cada um deve sempre observar, absorver e viver a vida com respeito a si e ao próximo. Nesse momento, o presente que estou buscando é levar esse show que montamos (Eu, Adriana Milagres e nossa Equipe) para o máximo de pessoas possíveis e fazer uma edição especial dele sendo 0800, na rua, geral para o povo, minhas famílias de sangue e da vida, o meu povo!




 13- Você fala de música preta brasileira, mas os donos das gravadoras e tvs e rádios são sempre brancos. Será que os negros vão ser bons somente nos palcos ?  

Hahahahaaaa! Música Preta Brasileira é o nosso popular, a suingueira, altamente "brazuca". SOS, não é música de preto!!! É música do povo brasileiro, que possui sua singularidade, arte tipicamente nossa. Como reflito sempre a nossa música começa e termina no tambor , com um tantã podemos fazer um "ponto de macumba" ou um funk, um bolero ou um rock, não só um samba. A partir do momento, que é possível fazer uma balada, um blues e acrescentar-se um berimbau acontece a mesma coisa. África está por aqui do Acre ao Rio Grande do Sul.

Quando leio essa pergunta como em algumas situações, fico até me perguntado que "brancos" são esses??? "Gringos, caras pálidas" ou o quê?!

Levo mesmo fé que "todo o brasileiro tem sangue crioulo"... Bebemos dessa fonte a todo tempo, está em nossa raiz, corre em nossas veias! Como já disse, fazemos do rock ao baião à nossa maneira, nossa música tem tudo do nosso jeitinho... 

Quando penso na nossa "crioleba", só reverbera em mim o quanto somos "foda", é uma questão de processo, um movimento. Basta (re)começar a se conscientizar, que tudo muda e se revela nas próprias atitudes, vai assim aparecendo claramente. Vejo mesmo que está tudo bem melhor, ficando bacana... Ainda falta muito a se percorrer para que tenhamos uma grande mudança, a ocupação mais que necessária de espaços, dentre esses os veículos de mídia, com certeza! 



14 -  Seu amor por Cazuza sempre foi alvo de especulações, até seu filho já foi alvo fofocas de que era filho também de Cazuza. O que isso tem de verdade e quem foi Cazuza pra você? 
Cazuza, meu eterno "cumpadi", é padrinho do meu filho. Meu melhor amigo da vida e para sempre, um grande amor é claro! 

15. Como a foi a descoberta de seu alto índice de africanidade? Como é ser neta de caboverdiano? O que isso representa na sua vida pessoal? E na sua carreira artística?  

Uma maravilhaaaa! Em qualquer ocasião, eu falo do resultado dessa pesquisa da BBC Brasil com várias personalidades (eu, Daiane dos Santos, Djavan, Neguinho da Beija-Flor, Ildi Silva, Seu Jorge, Frei David, Obina ...), que me deu o índice 96,8% de DNA africano, tenho orgulho do "cacete" disso!!! Divulgar isso também é uma forma de luta! 

Ser brasileira, é meu grande orgulho, fruto dessa rica "mistureba", ser neta de caboverdino, ô sorte! Sou mesmo "Afrobrazuca geral". É "ducaraí" tanto para pessoa como para artista, afinal sou geral "mermo"! 

16. O que é o seu projeto "AfricaNatividade"? O que envolve esse?  

"AfricaNatividade" não é só um CD é um projeto grande com muitos desdobramentos, é um projeto de vida!! Sinto-me mais contundente e isso é muito bom! Por isso tatuei "AfricaNatividade" no meu braço direito! 

Esse projeto não é só conceito, é atitude, que envolve ações, emoções, realizações!!! É também mais que a constatação de que a nossa música "começa" e "termina" no tambor. Nossa arte é empregnada pela cultura de nossos ancestrais! Um trabalho com muita verdade e consciência!

África...natividade está ligado ao nativo..mãe, ancestralidade; África na atividade, um grande alerta que precisamos estar em atividade o tempo todo!

Fizemos já um CD, que saiu no início desse ano, montamos um show em celebração aos meus 30 anos com esse clima! Agora, nossa intenção é levar esse show para todo Brasil, porque é a música a serviço desses conceitos que tenho falado aqui e "no geral". Nosso próximo passo é desenvolver um "DVD.doc" que vai abrir as portas para diálogo entre quilombos do nosso Brasil e algumas comunidades africanas sob a trilha musical desse trabalho. Um documental que vai misturar a "crioleba" de lá com a daqui, um intercâmbio social e musical da melhor qualidade!!! "



17. Como é a sua relação com seu filho? E qual você acha que é a maior dificuldade de ser filho de Sandra de Sá?  

É a melhor possível, nos entendemos e desentendemos com um amor muito "foda"! 

A maior dificuldade, sei lá, não consigo achar... É muito amor, cara!!! E também como já disse, para mim, "tudo é ou não é em relação a...", não vejo como possível generalizar emoções... 
Melhor, fazer um porradão e perguntar a ele. 


18. O fato de ser uma mulher de origem pobre e negra, dificultou em que a sua carreira?  

Em nada!!! Sempre fui "uma sujeita" bem consciente. Meu reduto familiar (de sangue e de vida), sempre foi da melhor qualidade. Como digo "Educação é tudo". Logo, sempre me vi de forma positiva, a negritude só me acrescentou força e fé! Ser consciente só facilitou a minha vida, carreira, geral.

Meu espírito se alimenta de fé, sempre me respeitei demais, me amo muito, gente!!!!

Olhei pr'um lado e pro outro, acima, abaixo, ao redor, peguei meu bonde e "tou" aqui e acredite eu vou muito mais! 



19. Quem são os cincos homens e as cinco mulheres negras mais expressivos do Brasil? Comente se quiser...   

São tantos, que seria altamente injusto citar só cinco de cada! Seria total incoerência com meu posicionamento, sentimento... Mais que pessoas, quando penso em "expressividade", vem "de cara" à mente fatos, acontecimentos! 
Seja a luta de Zumbi ou a de Simonal! Sempre vejo essas lutas, fundamentais conquistas para nossa negritude! 

Por ser mulher e viver de música, uma situação que "mexe" muito comigo, tem a ver com Chiquinha Gonzaga! Mulher, de família pobre, considerada mestiça (como "todo brasileiro tem sangue crioulo"!!!) e musicista! Tentando mostrar o seu trabalho, conquistar seu espaço num universo e numa época totalmente desfavorável, sem qualquer chance para mulher e para o popular. Um momento "foda"... total opressão, foi um grande modelo de superação. Pioneirismo, "cara"! Participando da fundação da UBC, em 1917, que existe até hoje para nossa música! Na vida pessoal e na carreira, mostrou que chega junto! São conquistas como essas que movem positivamente o nosso povão! 

Já aconteceram e continuam acontecendo muitas realizações impactantes feitas por nosso povo, o importante não é o crédito de quem é mais expressivo, sim que isso aconteça em massa, quanto mais a nossa gente agir, se posicionar, o "rolo compressor" que tanto precisarmos vai se realizar! Temos que "chegar juntos geral"!

Precisamos "jogar" nossa cultura no ventilador, para o mundo aprender e absorver que somos capazes, inteligentes e muito felizes. Somos seres humanos que devem ser respeitados por sempre muito respeitar! O negro precisa saber e disseminar o que foi, é e sempre será! Então, "boralá"!!!!!  



20. Comente sobre:  

- SER MÃE : – aprender da vida!  

- VAIDADE : – se sentir bem, se fazer bem... Muito bacana!

- HOMOFOBIA : – hummmmmm. Isso sim é "anormal"

- SER FLAMENGUISTA: – Paixão insandecida!

- DUNGA : – equívoco" de geral", dele ou de quem o escolheu, eis a questão!?

- LULA : – ingrediente indispensável na ascendência o país!

- JOSÉ DIRCEU : – rompantes de inibição de inteligência...

- IVETE SANGALO : – artista, mulher, cidadã...ser humano da melhor qualidade!!!

- BRUNO (GOLEIRO DO FLAMENGO) : – geral na mão de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário